top of page

Entrevista com Thiago Veras - Diretor de RH da EMPIRICUS


1 - Em que aspectos uma melhor gestão de saúde corporativa pode contribuir para os objetivos das organizações?

Uma melhor gestão de saúde corporativa pode contribuir para os objetivos das organizações em vários aspectos, como: redução de custos com assistência médica, aumento da produtividade dos colaboradores, redução do absenteísmo, retenção de talentos e melhoria do clima organizacional.

2 - Quais são os principais desafios enfrentados pelas empresas na implementação de programas de gestão de saúde corporativa?

Os principais desafios enfrentados pelas empresas na implementação de programas de gestão de saúde corporativa incluem a falta de orçamento para investir em saúde corporativa, dificuldade em mensurar o retorno sobre o investimento e mau uso, pelos usuários dos planos e programas, por desconhecimento das regras do sistema.


3 - Como as empresas podem garantir a eficácia e o retorno sobre o investimento dos seus programas de gestão de saúde corporativa?

Investir fortemente sobre o uso consciente dos recursos, principalmente no que tange os planos de saúde. É impressionante o aumento da sinistralidade dos planos, ao longo dos últimos anos, derivado de um sistema já bastante corrompido entre os players do mercado de saúde. Além disso, para garantir a eficácia e o retorno sobre o investimento dos seus programas de gestão de saúde corporativa, as empresas precisam adotar uma abordagem estratégica, que envolva não apenas a implementação de programas, mas também a mensuração dos resultados, a avaliação contínua dos programas e o engajamento dos colaboradores.


4 - Qual é o papel da liderança na promoção de uma cultura que valorize a saúde corporativa?

Além de estar engajada e comprometida com a promoção da saúde corporativa, a liderança precisa demonstrar a importância do tema para a empresa e oferecer suporte aos colaboradores na adesão aos programas. Outras medidas alternativas, que a empresa pode oferecer e serem pontos de apoio às lideranças, são ações práticas e efetivas para estimular hábitos saudáveis entre os colaboradores, como a disponibilização de alimentos saudáveis na empresa e incentivo à prática regular de atividade física por meio da oferta de auxílio-academia.

5 - Como a tecnologia pode ser utilizada para apoiar a tomada de decisão em se tratando de saúde corporativa, trazendo mais resultados para empresa e colaboradores?

A tecnologia pode ser utilizada de diversas formas para apoiar a tomada de decisão em se tratando de saúde corporativa, como: ferramentas de monitoramento da saúde dos colaboradores, aplicativos de incentivo à prática de atividades físicas e hábitos saudáveis, plataformas de telemedicina para atendimento remoto, sistemas de gestão de dados para análise de resultados, entre outros. Com o uso da tecnologia, é possível ter acesso a informações mais precisas e atualizadas sobre a saúde dos colaboradores, o que facilita a identificação de oportunidades de melhoria e a implementação de estratégias mais eficazes.


25 visualizações0 comentário
bottom of page